Imagem: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE

O prefeito de Nova Lima e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), João Marcelo Dieguez (Cidadania), se encontrou nesta quinta-feira, dia 22, para um almoço com Gabriel Azevedo (MDB), ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte no biênio 2023-2024.

Segundo Gabriel, João Marcelo veio com um convite para discutir propostas para construir uma nova realidade na Grande Belo Horizonte.

“Temos hoje mais de 6 milhões de pessoas vivendo de forma integrada (mais gente do que existe em 120 países no planeta!), conectadas por deslocamentos diários, cursos d’água comuns e desafios compartilhados. A conurbação é uma realidade. Falta agora uma governança à altura”, destacou Gabriel em uma publicação nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Durante a conversa, foram debatidos temas como a criação de um projeto metropolitano efetivo, que inclua bilhete único, integração das áreas de preservação ambiental, parques regionais, mobilidade sustentável, recuperação dos rios e um plano diretor metropolitano.

Gabriel também compartilhou referências que afirmou conhecer de perto, como a reestruturação de governança da Grande Londres nos anos 2000, que resultou na criação do Transport for London, na revitalização do Rio Tâmisa e em maior articulação entre as divisões municipais. Citou ainda Vitória, no Espírito Santo, como exemplo brasileiro.

“No Brasil, temos o Estatuto da Metrópole, mas ainda usamos pouco o que ele permite. É hora de mudar isso. João Marcelo sabe disso — sendo o político brilhante e comprometido que é — e está disposto a abrir caminhos. Estarei ao lado dele nessa jornada”, completou Gabriel.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.