Foto: CEMIG/Divulgação

PUBLICIDADE

A conta de luz vai subir 7,36% em Minas Gerais a partir de 28 de maio. O reajuste foi definido nesta terça-feira, dia 20, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vale até 27 de maio de 2026 para os clientes residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Consumidores que fazem parte da tarifa social terão um aumento menor, de 2,02%.

PUBLICIDADE

De acordo com a autarquia, o principal fator para o reajuste foi o aumento dos encargos setoriais, que, sozinho, representa 4,63 pontos percentuais. Esses encargos financiam políticas públicas para a universalização do acesso à energia, o incentivo às fontes renováveis e o desenvolvimento energético dos estados.

A Cemig informou que os consumidores vão perceber o reajuste na conta de luz a partir da fatura de junho, com vencimento em julho de 2025.

“Em junho, os consumidores pagarão uma parte do consumo registrado antes de 28 de maio, ainda conforme a tarifa antiga, e a outra parcela do consumo já com o novo valor”, explicou Giordano Bruno Braz de Pinho Matos, gerente de regulação da Cemig.

A Cemig afirma que responde por apenas 26% da conta de luz, destinados a remunerar o investimento, cobrir a depreciação dos ativos e outros custos. Os 74% restantes, segundo a companhia, são destinados a encargos setoriais e de transmissão, tributos dos governos federal e estadual, compra de energia e receitas irrecuperáveis.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.