Moradores do condomínio Canto das Águas, localizado em Rio Acima, denunciaram o assassinato de uma capivara dentro da área do residencial neste domingo, dia 27. O animal foi encontrado boiando na lagoa do local, com uma barra de aço espetada nas costas.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado por maus-tratos, além do golpe com a barra, a capivara também aparentava ter sido alvo de pancadas. Quando foi retirada da água, a capivara já estava em decomposição.
Após o episódio, a equipe de vigilância do condomínio recolheu o corpo da capivara, que foi enterrado. Depois da denúncia, o síndico do Canto das Águas divulgou um comunicado repudiando o ato de violência. “Ressaltamos que a fauna local é patrimônio natural e sua proteção é um dever de todos. Atos de violência contra animais silvestres configuram crime ambiental”, disse.
O condomínio também informou que realiza a esterilização das capivaras para controle populacional. “Tudo dentro da lei, sem crueldade e com aprovação dos órgãos envolvidos”.
“Portanto, repudiamos veementemente qualquer iniciativa individual violenta que atente contra o meio ambiente”, acrescenta o comunicado. O boletim de ocorrência foi encaminhado à Polícia Civil.