A Vale realizou, nesta quarta-feira, dia 2 de abril, às 19h, uma reunião para apresentar o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) referente às estruturas da Mina de Águas Claras (MAC).
O evento foi voltado aos moradores da Zona de Autossalvamento das barragens, incluindo os bairros Alvorada, Boa Vista, Bonfim, Cabeceiras, Cariocas, Cascalho, Centro, Cristais, Cruzeta, Galo, Mata do Engenho, Mingu, Olavo, Oswaldo Barbosa Pena, Parque Santo Antônio, Retiro, Rosário, Santa Cruz, São Sebastião, Vila Padre Valeriano, Vila Passos e Vila São Luiz no município de Nova Lima.
A reunião aconteceu na Casa do Educador, localizada na avenida Benedito Alves Nazareth, 412 – Nova Lima, e contou com transmissão ao vivo pelo site vale.com/paebm.
Durante a reunião, os participantes tiveram acesso a informações sobre rotas de fuga, pontos de encontro e as ações de gestão e manutenção das barragens da MAC. Além disso, o encontro visa preparar a comunidade para o simulado prático de emergência de barragens, programado para o dia 16 de abril, às 10h.
Os níveis de emergência e segurança das barragens da MAC permanecem inalterados. A atividade tem caráter preventivo e cumpre exigências legais.
“O objetivo da reunião, assim como do simulado prático, é reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem na área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma eventual situação real de emergência”, afirma a Vale.