
Um abaixo-assinado que circula nas redes sociais pede a retomada das obras de alargamento da Av. Luiz Paulo Franco e do viaduto sobre a BR-356, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. As intervenções viárias, que seriam executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foram suspensas após polêmica envolvendo o corte de árvores na região.
Após protestos de parte da comunidade local, a prefeitura optou por interromper os trabalhos. A principal crítica ao projeto é a previsão da retirada de cerca de 200 árvores para a realização das melhorias viárias.
Em contraponto, o abaixo-assinado, de autoria de José Eugênio, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB), argumenta que a suspensão das obras prejudica não apenas os moradores do bairro, mas também milhares de pessoas que transitam pela região diariamente, incluindo moradores de cidades vizinhas como Nova Lima, Rio Acima e Raposos.
“A decisão da PBH de retirada dos tapumes do viaduto, entre av. N. Sra. do Carmo e av. Raja Gabaglia, para cancelamento de parte das obras, não pode ser embasada no pleito de 200 moradores”, afirma o documento.
O abaixo-assinado, que já possui mais de 1.100 assinaturas, destaca que as obras são essenciais para melhorar o fluxo de trânsito em uma das áreas mais movimentadas da cidade.
“Dessa forma, queremos demonstrar nossa insatisfação e requerer a retomada das obras de mobilidade urbana que já estavam licitadas e que vão melhorar e minimizar os transtornos do trânsito diário na região”, finaliza.