A Prefeitura de Nova Lima inaugurou, nesta segunda-feira, dia 24, o novo Centro de Imagem da Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes (FHNSL). O espaço conta com equipamentos modernos para otimizar e qualificar os diagnósticos médicos da população.
Com um investimento de R$ 6.029.385,12, o governo municipal garantiu não apenas a finalização das obras, mas também a aquisição de equipamentos para exames como mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia e aquisição de ambulância de suporte avançado. O valor inclui ainda a aadequação estrutural para certificação do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a atualização tecnológica e melhoria das instalações físicas do hospital.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), que realizou o descerramento da placa ao lado do presidente da Fundação Nossa Senhora de Lourdes, André Luis Gouvêa Pinto.
João Marcelo ressaltou que a inauguração do Centro de Imagem representa um legado duradouro para a cidade. “O meu mandato tem data para terminar. Agora, o Centro de Imagem, vai ficar aí. Por 10, 20, 30 anos, por quantos anos forem necessários, para atender a população, e é isso que importa”, afirmou.
Já André expressou sua satisfação em fazer parte desse momento. “É um orgulho muito grande estar aqui como presidente dessa fundação, e ter a oportunidade, juntamente com os funcionários, com os médicos dessa casa, de realizar esse trabalho junto à comunidade de Nova Lima”, destacou.
O Centro de Imagem trará benefícios significativos para a população, reduzindo filas, agilizando o agendamento e a realização de exames de imagem no município. Além disso, diminuirá a necessidade de deslocamentos para outras cidades, garantindo mais conforto, segurança e comodidade aos pacientes.
A secretária municipal de Saúde, Alice Neto, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos moradores que precisam se deslocar, muitas vezes até Belo Horizonte, para realizar exames como a colonoscopia, que exige preparo prévio. “Nada mais justo, nada mais certo para nossa população, que eles cuidem da sua saúde dentro do hospital, que é o hospital da comunidade”, afirmou.
Viabilidade
A inauguração do espaço era aguardada há anos. Em 2018, foi iniciada a construção da Hemodinâmica no local, com recursos municipais.
No entanto, durante a gestão de João Marcelo, estudos técnicos apontaram a inviabilidade do serviço no município. Diante disso, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) recomendou que a edificação fosse destinada a outra finalidade.
Com base nessa orientação, em 2023, a administração municipal firmou um acordo com a FHNSL para que o prédio fosse adaptado e passasse a abrigar o novo Centro de Imagem.