Na madrugada desta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Arbor II, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Rio Acima. A ação resultou na execução de oito mandados de prisão preventiva, tendo como alvos indivíduos com idades entre 23 e 41 anos, além da prisão em flagrante de um homem de 25 anos por posse ilegal de arma de fogo e munições.
Durante a operação, os agentes apreenderam um revólver calibre 38, sete munições intactas, celulares, notebooks e duas porções de maconha.
Investigação
As investigações tiveram início em 15 de março de 2024, com a primeira fase da operação e o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Após um ano de apurações, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) solicitou novas ordens judiciais, o que levou à deflagração da segunda fase da operação. Os suspeitos foram indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições.
Todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
A operação mobilizou um efetivo de 60 policiais civis, incluindo equipes da Delegacia Regional em Nova Lima, do 3º Departamento de Polícia Civil em Vespasiano, e unidades da Coordenadoria de Operações Especiais (COE).