MATT WINKELMEYER/Getty Images via AFP

PUBLICIDADE

O deputado estadual João Vítor Xavier protocolizou uma manifestação de repúdio contra a postura do Grammy, a principal premiação da indústria musical, em relação ao cantor Milton Nascimento.

Aos 82 anos, o artista foi indicado na categoria de melhor álbum de jazz vocal pelo projeto “Milton + Esperanza”, realizado em parceria com a cantora Esperanza Spalding. No entanto, ele não compareceu à cerimônia após ser avisado de que não teria assento nas mesas principais.

A manifestação de repúdio apresentada por João Vítor Xavier contou com o apoio de mais de 20 parlamentares.

PUBLICIDADE

“A conduta da Academia com Milton Nascimento não condiz com o tamanho e influência musical do cantor brasileiro no cenário nacional e internacional. Por isso, protocolizamos essa manifestação de repúdio, que deverá ser encaminhada à Academia de Gravação em Santa Mônica, nos Estados Unidos”, disse o deputado.

A assessoria de Milton Nascimento divulgou uma nota esclarecendo que a Academia posicionou o cantor em um assento na arquibancada. Devido à sua idade avançada e à impossibilidade de subir e descer escadas, ele optou por não participar da cerimônia principal.

Milton Nascimento

Nascido no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1942, Milton Nascimento cresceu em Três Pontas, Minas Gerais, onde despertou sua paixão pela música e iniciou sua trajetória artística.

O reconhecimento nacional veio em 1967, com a canção Travessia, composta em parceria com Fernando Brant. A canção ganhou o segundo lugar no Festival Internacional da Canção.

Ao longo de sua brilhante carreira, Milton Nascimento lançou 34 álbuns e acumulou diversas premiações. Ele recebeu cinco indicações ao Grammy Awards e conquistou um gramofone na categoria de melhor álbum de música global com Nascimento (1998).

Referência na MPB, sua obra transcende gerações e foi interpretada por grandes nomes da música, como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mercedes Sosa, Pat Metheny e Duran Duran.

Já vai? Engaje mais em nossos conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.