Foto: Cinegrafista Amador - Rua do BNH com rede elétrica danificada

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para 386 cidades de Minas Gerais devido à previsão de chuva intensa nas próximas horas. As tempestades podem alcançar volumes de até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes que podem atingir 100 km/h, com o alerta válido até as 10h desta quinta-feira, dia 16.

O órgão destaca que há riscos associados, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas cidades que ficam nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste.

Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, esclareceu o motivo para os dias seguidos de chuva em Minas Gerais. “Estamos no auge da estação chuvosa e, desde o início de janeiro, persiste o fluxo de umidade da Região Norte para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Semana passada, estivemos sob o efeito da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o tempo muito fechado com condição de chuva a qualquer hora”, disse.

No último fim de semana, a ZCAS deslocou-se para o estado da Bahia. No entanto, o fluxo de umidade da Amazônia persistiu direcionado para o estado, especialmente as regiões do Centro-Norte. Essa condição explica o temporal registrado em Espinosa, no Norte de Minas, no último domingo, dias 12, que resultou em diversos pontos de alagamento devido às fortes chuvas.

Na manhã de hoje, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou um conjunto de medidas para apoiar as cidades afetadas pelos recentes temporais. De acordo com dados atualizados pela Defesa Civil, 63 municípios já solicitaram auxílio. Até o momento, as chuvas causaram 26 mortes em todo o estado.

Recomendações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.