O trânsito no Belvedere, na área próxima ao trevo da BR-356 e ao BH Shopping, divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, vem preocupando moradores, pedestres e motoristas. Para solucionar o problema, as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima iniciarão em janeiro quatro obras que devem beneficiar cerca de 15 mil motoristas que utilizam o trecho diariamente.
Entre as principais obras estão o alargamento do viaduto sobre a BR-356 e a criação de uma faixa adicional a partir da Praça Marcelo Góes Menicucci, no sentido Nova Lima-BH. O projeto, com investimento estimado em R$ 16 milhões pela PBH, tem previsão de conclusão em um ano.
Aguimar Bento, professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e especialista em segurança no trânsito, explica em depoimento divulgado pela Itatiaia: “A proposta tem como objetivo melhorar a circulação de automóveis e pessoas na região, com mudanças que preveem o aumento de algumas faixas para a circulação de veículos, visando diminuir os congestionamentos”.
Por outro lado, Paulo Henrique, comerciante de 53 anos, também em depoimento à Itatiaia, acredita que as obras não vão solucionar o problema: “O que resolveria o problema do trânsito seria transporte público de qualidade, metrô, ônibus confortável. É muito carro e pouca rua”.
Marcelo Oliveira Ribeiro, taxista de 52 anos, expressa um otimismo cauteloso: “Vai melhorar daqui um tempo, mas no início da obra vai ser complicado porque o trânsito já é ruim e vai ficar parado durante a obra”.