A Prefeitura de Nova Lima implementou uma nova estratégia no combate ao Aedes aegypti, utilizando drones para identificar e eliminar focos do mosquito. A medida visa melhorar a eficácia das ações de Agentes de Combate às Endemias, que já realizam a remoção de criadouros, como vasos, lajes com resíduos e caixas d’água destampadas.
A iniciativa, recomendada pelo Ministério da Saúde dentro do Programa Nacional de Combate à Dengue, começará em oito bairros da sede e da região nordeste: Retiro, Olaria, Cariocas, Cabeceiras, Honório Bicalho, Nossa Senhora de Fátima, Cristais e Chácara dos Cristais.
Os drones, desenvolvidos especificamente para esse fim, oferecem uma visão ampla e otimizada na detecção de criadouros de larvas, ajudando na erradicação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“O objetivo é reduzir o número de focos propícios ao desenvolvimento do Aedes, o que, por sua vez, resultará na diminuição dos casos de doenças relacionadas ao vetor, além de contribuir para a redução dos índices de internação e, em última instância, das fatalidades relacionadas a essas doenças no município”, afirma a prefeitura.
Etapas do trabalho
Antes do uso do drone, foi realizado um planejamento, incluindo o mapeamento e análise detalhada de dados epidemiológicos e informações sobre o controle vetorial. Com base nesses dados, foram selecionados os bairros com maior infestação por dengue, elevado número de casos notificados e confirmados, e áreas de difícil acesso.
Diagnóstico e Identificação: Após o mapeamento dos bairros, o drone fará sobrevoos para identificar áreas suscetíveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Com as informações obtidas, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) atuarão na eliminação dos criadouros identificados.
Tratamento e Profilaxia: O tratamento é feito com a aplicação de larvicidas via drone em locais inacessíveis para os agentes.
Ação de eliminação de focos do Aedes aegypti com drone
14 de novembro, a partir das 9h: ponto de encontro no bairro Retiro.
Bairros a serem sobrevoados: Retiro, Olaria, Cariocas, Cabeceiras, Honório Bicalho, Nossa Senhora de Fátima, Cristais e Chácara dos Cristais.
A cidade inteira. Precisa se conscientizar que o caminhões de coletas de lixos. Tem dias e horarios para a passarem em cada bairro. E assim colaborarem. Cidade limpa. Menos chances para a Dengue.