Por Jean Silva

Em entrevista para o Sempre Nova Lima, após a vitória nas urnas, Guilherme Bittencourt, jovem de 29 anos eleito prefeito de Raposos pelo Cidadania, refletiu sobre os desafios que enfrentará na administração da cidade mineira. Com 45,37% dos votos válidos, Guilherme venceu seu principal adversário, Liliano Engenheiro, que ficou com 32,15% dos votos.

Ao ser questionado sobre a polarização política no Brasil, Bittencourt afirmou não se vê nem à direita, nem à esquerda. Para ele, o extremismo afasta o diálogo essencial para o desenvolvimento do país. “A gente tem que ir pra frente. O Brasil como um todo está numa situação de extremismo muito delicada, são dois grupos que na prática não dialogam. Isso é muito difícil para o povo”, ressaltou.

Outro ponto destacado por Guilherme foi a mobilização dos jovens na eleição. Ele mencionou que, ao longo de sua trajetória, percebeu a necessidade de o jovem mostrar sua preparação para assumir responsabilidades, enfrentando o estigma de inexperiência. “O que eu percebi ao longo dessa trajetória é que o jovem tem que mostrar que está mais preparado”, comentou. Ele ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à juventude, ausentes em Raposos nos últimos 15 anos, e afirmou que buscará mudar esse cenário em sua gestão.

Sobre os desafios financeiros da cidade, Guilherme destacou que é fundamental aumentar a arrecadação para viabilizar políticas públicas. “A realidade em Raposos é muito complexa. Vamos ter que bater muito na porta do governo do estado e do governo federal para conseguir convênios em determinadas áreas para amenizar o caixa da prefeitura”, explicou.

Com relação à Câmara Municipal, o prefeito eleito se mostrou otimista com a nova composição. “Veio uma leva de vereadores muito bacana e acredito que eles não vão impedir nada no crescimento da cidade”, disse ele, reforçando a importância de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de Raposos.

Outro desafio que pretende enfrentar é a vulnerabilidade da cidade aos desastres naturais. Segundo Guilherme, Raposos não possui um plano de contingência para enchentes, problema recorrente na cidade. Ele conta que já iniciou conversas com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para estruturar ações que protejam a população. “Tem que ser um trabalho constante e efetivo, que vai precisar da construção de vários prefeitos”, afirmou.

Em seu plano de governo, Guilherme propôs a criação de secretarias específicas, como Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ouvidoria e Desporto e Lazer, além de uma guarda municipal. Ele explicou que algumas dessas iniciativas poderão ser financiadas por recursos federais.

Na área da saúde, o prefeito eleito ressaltou que a prioridade será eliminar a fila de exames e cirurgias eletivas, prometendo empenho para melhorar o atendimento à população. Por fim, garantiu que chamará todos os aprovados no concurso público após a homologação pelo Ministério Público, assegurando compromisso com a valorização profissional e a transparência em sua gestão.

Assista na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.