O Villa Nova recebeu uma proibição da Fifa para realizar contratações de jogadores, conhecida como “transfer ban”. Essa punição foi imposta na sexta-feira, dia 18, e vale para três janelas de transferências. O nome do clube já aparece no site oficial da Fifa.
A próxima janela de transferências abrirá apenas em janeiro de 2025, com data a ser anunciada pela CBF. O motivo da punição não foi esclarecido, mas normalmente está relacionado a dívidas de negociações realizadas com clubes fora do Brasil, que acionam a Fifa para que a proibição de inscrever reforços “force” o pagamento.
Em 2024, o Villa Nova participou do Campeonato Mineiro, parando na primeira fase com oito pontos, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na Copa do Brasil, o time também não teve sucesso, sendo eliminado na fase inicial pelo Operário de Ponta Grossa-PR, com uma derrota em casa por 2 a 0.
Para 2025, o Villa terá um calendário com o Mineiro. No entanto, para poder realizar contratações, o clube precisará chegar a um acordo com a equipe que o denunciou à Fifa. Assim que essa negociação for feita, a liberação será imediata, permitindo que novos jogadores sejam inscritos na Federação Mineira de Futebol (FMF) e na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).