Com o fim da primeira fase das eleições, o Café com Política da FM O TEMPO 91,7 entrevistou os prefeitos eleitos Heron Guimarães (União Brasil) de Betim, Marília Campos (PT) de Contagem e João Marcelo (Cidadania) de Nova Lima. Eles destacaram desafios comuns na região metropolitana e ressaltaram a importância de uma maior integração entre as prefeituras, com prioridade na mobilidade urbana.
“Eu quero trazer como um primeiro tema a mobilidade urbana. A gente precisa enxergar a região metropolitana de uma maneira mais integrada. Nós, prefeitos, temos essa grande responsabilidade. Temos que estar mais unidos e integrados, buscando soluções que sejam o metrô e outras vias que vão trazer mais qualidade de vida e melhorias no transporte público”, disse João Marcelo.
“O principal dilema da região metropolitana é a integração do trânsito, a integração do transporte público. A Marília tem um projeto que já discutiu com Vittorio (Vittorio Medioli, atual prefeito de Betim), e temos tudo para dar seguimento a ele, que é o projeto do trem metropolitano, sobretudo ligando BH, Betim e Contagem. Esse é o nosso principal desafio, mas temos outros gargalos, como a saúde e a violência”, afirmou Heron Guimarães.
Já Marília deu destaque ainda para a importância da parceria com o governo de Minas. “Os problemas comuns e as soluções devem ser articuladas e integradas. Nós temos hoje um cidadão que mora em Contagem, mas trabalha em Betim. Que mora em Nova Lima e trabalha em Belo Horizonte. Ele utiliza o transporte público municipal e, também, o estadual. Então, nós precisamos articular iniciativas junto ao governo do Estado, para, em primeiro lugar, melhorar o transporte metropolitano”, destacou.
Os prefeitos eleitos também discutiram alternativas de mobilidade, como o trem metropolitano para o transporte de carga e passageiros entre BH, Contagem e Betim.