A Ponto Eko, marca de kombucha de Nova Lima, conquistou a medalha de prata na categoria “kombucha com baixo ou sem adição de açúcar” na Brasil Beer Cup (BBC) 2024, competição internacional realizada em Florianópolis (SC), no final de setembro, com mais de 2.500 bebidas avaliadas. O casal Marcelo Ferreira e Veruska Pereira estreou no concurso com a kombucha de maracujá e capim-limão.
“É muito suave, tem baixo teor de açúcar e um sabor que se alinha bem com a proposta de sensorialidade brasileira, que foi o tema do concurso. Usamos a polpa do maracujá e capim-limão frescos”, destaca Veruska.
Kombucha é uma bebida fermentada e adoçada que se tornou popular nos últimos anos, atribuída a potenciais benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial, prevenção do câncer e proteção contra doenças metabólicas. Estudos sugerem que esses benefícios podem ser decorrentes dos micróbios probióticos presentes na bebida e de seus efeitos no metabolismo de humanos.
Atualmente, a Ponto Eko produz 500 litros de kombucha por mês, oferecendo seis sabores diferentes, disponíveis em 12 pontos de venda em Nova Lima e Belo Horizonte.
Em entrevista ao Diário do Comércio, Veruska Pereira mencionou que o casal planeja introduzir a kombucha nas escolas a curto prazo, visando incentivar um estilo de vida mais saudável entre as crianças desde cedo. Ela também destacou a meta de aumentar a produção para mil litros em até um ano.
As variações de sabores disponíveis da Ponto Eko são:
- hibisco com gengibre;
- limão com gengibre e erva alfavacão;
- ameixa, tamarino e especiarias;
- maçã e tamarillo;
- abacaxi com pimenta caiena e cúrcuma;
- maracujá com capim-limão.