Foto: Isabela Costa

Por Jean Silva

Reeleito com uma expressiva aprovação de 85,6% nas últimas eleições municipais, João Marcelo contou, em entrevista exclusiva, sua visão sobre a política local e os desafios de seu segundo mandato à frente da prefeitura de Nova Lima. “As eleições municipais me trazem esperança de que é possível construir uma política no caminho da conciliação e pacificação”, afirmou, destacando a importância de um debate político mais conciliador, longe de extremismos.

O prefeito ressaltou que a vitória nas urnas foi resultado de um trabalho consistente ao longo de quatro anos, e não apenas de uma campanha eleitoral. “Posso dizer que não vencemos as eleições no dia 6 de outubro. Nós vencemos as eleições no decorrer de quatro anos”, pontuou, evidenciando o trabalho da gestão e o reconhecimento do eleitorado.

Câmara Municipal e relação com o legislativo

João Marcelo também comentou sobre o cenário da Câmara Municipal, destacando a expressiva votação de cinco vereadores aliados ao governo, sendo que três deles quebraram recordes históricos de votação. “A minha avaliação é muito positiva. Se a gente considerar os cinco vereadores mais votados, houve três quebrando registros históricos”, afirmou. Ele reiterou o desejo de harmonia entre o executivo e o legislativo, especialmente com a escolha do próximo presidente da Câmara, sem, no entanto, interferir na independência do parlamento.

PUBLICIDADE

Compromisso com a cidade e PPP da Educação

Questionado sobre possíveis ambições futuras, João Marcelo foi enfático ao afirmar que a possibilidade de deixar a prefeitura para concorrer a outro cargo, como o de vice-governador, não está em seus planos. “É muito precoce. Nós acabamos de renovar um compromisso com a população”, disse, descartando a ideia de sair para compor uma possível chapa com Rodrigo Pacheco para o governo estadual.

Outro tema relevante abordado na entrevista foi a polêmica das Parcerias Público-Privadas (PPP) na educação. O prefeito defendeu a medida, afirmando que a PPP “não afeta em nada o desenvolvimento pedagógico para as crianças, pelo contrário, oferece melhores condições”. Ele explicou que a PPP se limita a questões estruturais e de suporte, sem envolver os professores. Marcelo destacou ainda que a empresa responsável pelos contratos será cobrada com rigor para atingir as metas condicionais.

Desafios das chuvas e infraestrutura

As chuvas, que recentemente causaram alagamentos em Nova Lima, também foram tema de destaque. João Marcelo destacou o desafio que as mudanças climáticas impõem aos municípios, mas garantiu que sua gestão já implementou obras para mitigar os efeitos das chuvas. “Nossa estrutura não foi projetada para o volume de chuva que temos tido”, afirmou. Ele comprometeu-se ainda a ampliar o plano de contingências em parceria com a Defesa Civil para enfrentar os períodos chuvosos.

Esporte e educação

No campo esportivo, o prefeito explicou o atraso na inauguração do CT do Vila Nova, atribuindo o problema à falta de fornecimento de energia pela Cemig. Apesar do contratempo, ele manifestou o desejo de potencializar o projeto de seleção de base, ampliando as oportunidades para os jovens atletas.

João Marcelo aproveitou ainda para anunciar uma novidade importante: a construção de novas escolas no município, uma delas no bairro Barra do Céu, que será um modelo de infraestrutura, com piscina, teatro, ginásio e campo de futebol. “Estamos tornando a nossa educação mais eficiente, com melhores condições de desenvolvimento para os alunos”, concluiu.

Vídeo na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.