Foto: Reprodução/ Facebook

O programa profissionalizante Trilhas de Futuro entra em uma nova etapa, oferecendo vagas de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) dentro das escolas da rede estadual. Serão disponibilizadas 9,6 mil vagas para alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 153 escolas, distribuídas por 37 municípios.

O Trilhas de Futuro nas Escolas oferece nove cursos considerados de alta complexidade, integrando a formação geral com a formação técnica ao longo dos três anos do ensino médio. As opções incluem Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem.

As inscrições devem ser feitas através do Cadastro Escolar 2025, no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O período de inscrição começa nesta terça-feira, dia 1º, e vai até 1º de novembro.

Aulas

O Trilhas de Futuro nas Escolas será implementado em algumas unidades de Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual, voltado para estudantes que iniciarão o 1º ano em 2025. As aulas teóricas acontecerão nas escolas estaduais, enquanto as práticas serão realizadas nos laboratórios do Senai.

Nas cidades com unidades do Senai, as aulas técnicas seguirão o modelo concomitante intercomplementar, permitindo que os alunos façam o ensino médio em uma instituição e a formação técnica em outra, porém com conteúdo integrado. O formato potencializa a proposta de desenvolvimento interdimensional da educação em tempo integral em Minas Gerais.

“Os cursos fazem parte do mapa de priorização de demandas por educação profissional da SEE/MG e estão alinhados às maiores demandas de empregabilidade em Minas Gerais”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

O Senai, parceiro do programa, se responsabilizará por fornecer instrutores especializados, material didático e acesso a laboratórios para a realização das atividades práticas.

O projeto será oferecido em 37 municípios que possuem escolas estaduais com Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) e unidades do Senai. As cidades participantes são: Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.