Para assegurar a segurança e a ordem nas eleições municipais de 2024 em Minas Gerais, a Polícia Militar mobilizou aproximadamente 38 mil policiais para atuar nos 853 municípios do Estado no domingo. O coronel Ralfe Veiga de Oliveira, diretor de operações da PMMG, afirmou que todo o efetivo foi convocado, incluindo administrativo, policiais em formação e de folga.
A Operação Eleições 2024, iniciada nesta sexta-feira, dia 4, resulta de um planejamento que começou há mais de seis meses de forma integrada e articulada, envolvendo diversos segmentos da segurança pública e da justiça eleitoral.
“Essa operação consiste essencialmente no emprego maciço de toda a tropa da Polícia Militar nas eleições. A partir de hoje, nós iniciamos a distribuição de efetivos para as cidades, em torno de 3 mil policiais militares estão de grande cidades a cidades menores dar esse aporte. No dia das eleições estaremos em plena condição de prestar todo apoio, todo suporte, toda a segurança pública para que o processo eleitoral ocorra de forma adequada e todos tenham o seu direito de voto plenamente exercido”, disse o Tenente-Coronel Ralfe Veiga.
Para a execução dessa operação de grande porte, 100% do efetivo da PMMG estará mobilizado no dia 6 de outubro, incluindo policiais que estavam de férias e tiveram suas licenças ajustadas para garantir o suporte necessário. Além de assegurar a segurança em mais de 10 mil locais de votação no Estado, a Polícia Militar também participará de atividades específicas do processo eleitoral, como o armazenamento das urnas, o apoio e a escolta na distribuição delas, e o recolhimento dos equipamentos após as eleições.
Embora a maior parte do efetivo esteja designada para as funções relacionadas às eleições, o coronel Ralfe Veiga de Oliveira destacou que os policiais militares também estarão nas ruas para lidar com possíveis ocorrências rotineiras.
“No sistema de escala de serviço, temos no máximo em torno de 50% do efetivo por dia. Mas no dia 6 teremos 100% do efetivo. Uma grande parcela que já executa o policiamento de rotina continua nestas atividades, e o extra vai tratar do policiamento relacionado ao processo eleitoral”, afirma.
Outros órgãos de segurança pública também estão participando das operações das eleições de 2024, como explica o integrante da corte eleitoral em Minas Gerais e responsável coordenador do gabinete institucional de segurança Carlos Henrique Braga.
“A preocupação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais é garantir aos seus cidadãos e aos mesários que atuam um processo eleitoral livre, transparente, porque, na verdade, o grande protagonista dessas eleições, é e sempre será o eleitor. Estamos integrados não só com a PM, mas com a Polícia Civil, com a Polícia Rodoviária Federal, com a Polícia Rodoviária Estadual e com todas as entidades que buscam garantir a regularidade e a normalidade das eleições”, ressalta.