Sofia, uma jovem de Nova Lima, alcançou a meta de R$ 200 mil em doações para buscar tratamento que lhe permitirá recuperar a visão. Em 2023, aos 16 anos, ela foi diagnosticada com neurotuberculose, uma forma rara de meningite causada pela bactéria da tuberculose.
Devido ao diagnóstico tardio, Sofia sofreu atrofia do nervo óptico, resultando em perda de visão. Como não há tratamento disponível no Brasil, Sofia conseguiu arrecadar o valor necessário para iniciar o tratamento na Tailândia, graças ao apoio de muitas pessoas.
No entanto, nesta quarta-feira, dia 4, a mãe de Sofia, Monique, divulgou um vídeo alertando sobre tentativas de golpes e pedidos de doação utilizando o PIX de Sofia. Ela esclareceu que a meta já foi atingida e que o pedido para encerrar a arrecadação já foi feito, portanto, qualquer nova tentativa de arrecadação em nome de Sofia é fraudulenta.
Monique pede para que todos tenham cuidado e, caso se deparem com uma tentativa de golpe envolvendo o nome de sua filha, que denunciem imediatamente.