O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera a pesquisa eleitoral Quaest/TV Globo para a Prefeitura de Belo Horizonte com 27% das intenções de voto, divulgada nesta quarta-feira, dia 11. No entanto, sua vantagem sobre o segundo colocado, Fuad Noman (PSD), caiu de 18 para sete pontos.
Fuad tem 20% das intenções, seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL) com 16%. A deputada federal Duda Salabert (PDT) tem 11%. No grupo seguinte aparecem Rogério Correia (PT) com 5%, Carlos Viana (Podemos) com 4%, Gabriel Azevedo (MDB) com 3% e Wanderson Rocha (PSTU) com 1%, todos tecnicamente empatados dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
A pesquisa realizada pela Quaest, contratada pela TV Globo, entrevistou 1.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 8 e 10 de setembro. O levantamento, registrado no TSE sob o número MG-08280/2024, tem um nível de confiança de 95%.
Essa é a primeira pesquisa da Quaest após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio, e aponta uma forte ascensão do prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD). Em 22 de agosto, Noman tinha 9% das intenções de voto, número que agora subiu para 20%. Bruno Engler (PL) também apresentou crescimento, saindo de 12% para 16%, indicando uma tendência de alta além da margem de erro.
Mauro Tramonte, que liderava com 30% das intenções de voto há três semanas, caiu para 27%, ainda dentro da margem de erro. Duda Salabert (PDT) oscilou de 12% para 11%, enquanto Rogério Correia (PT) passou de 6% para 5%. Gabriel Azevedo (MDB) apresentou leve alta, de 2% para 3%, dentro da margem de erro. Já o senador Carlos Viana (Podemos) foi o único a apresentar queda, caindo de 8% para 4% nas intenções de voto.