A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira, dia 19, a Operação SOS-040, voltada ao combate de crimes de extração mineral ilegal praticados por uma organização criminosa em Nova Lima e Itabirito, em Minas Gerais.
Foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão pelo Juízo Federal da 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte/MG, cumpridos nas cidades de Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabira e Belo Horizonte, além do sequestro e apreensão de 19 veículos de carga utilizados para as práticas criminosas e da suspensão de atividades de duas empresas, sediadas em Itabirito, que operam sem o licenciamento ambiental necessário para tratamento de minério de ferro.
As investigações começaram após uma denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) sobre atividades criminosas próximas à rodovia BR-040, em Nova Lima e Itabirito, que estariam gerando o risco de explosão de gasoduto da empresa.
A investigação identificou pessoas envolvidas na extração ilegal de minério de ferro, contratando motoristas e operadores de máquinas, negociando o produto mineral ilegalmente e contando com “olheiros” e indivíduos armados para apoiar as operações.
Também foram identificadas empresas que compravam o minério ilegal. Os investigados poderão responder por extração mineral ilegal, usurpação de bem da União e associação criminosa.