Arquivo/Agência Brasil

O Governo de Minas anunciou, na quinta-feira, dia 5, o lançamento de um sistema que busca facilitar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Com o IPVA Digital, já disponível no site da SEF, os motoristas terão um processo mais ágil, exigindo menos cliques para quitar o IPVA e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV).

Ao informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o usuário poderá visualizar de forma clara e acessível todos os débitos referentes ao veículo em uma única tela, além de ter a opção de emitir e consultar os comprovantes de pagamento tanto do IPVA quanto do TRLAV.

O sistema continua sendo conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, garantindo a atualização em tempo real das condições e pendências tributárias.

Os motoristas podem continuar efetuando o pagamento por meio da emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou utilizando o Pix.

Outra inovação do IPVA Digital é a capacidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos sob o CPF do proprietário. Isso significa que quem possui mais de um veículo não precisará mais emitir guias de pagamento separadas. A consulta será inicialmente restrita a até dez veículos.

No site da Fazenda, o usuário poderá autenticar seu CPF através do aplicativo gov.br e terá acesso aos extratos de débitos, status e histórico de todos os veículos em seu nome, tudo em tela única.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.