O governo de Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda-feira, dia 23, mudanças no alto escalão da Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG). O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia será o novo responsável pelo Comando-geral da corporação, enquanto o coronel Maurício José de Oliveira assumirá o cargo de chefe do Estado-Maior. Eles substituem os coronéis Rodrigo Piassi do Nascimento e Marcelo Ramos de Oliveira, que encerram seus mandatos de dois anos.
O coronel Carlos Frederico, atual chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, formou-se oficial em 1998. É bacharel em Direito, com especialização em Segurança Pública e Defesa Social. O governo destacou sua ampla experiência operacional, incluindo o comando do Pelotão de Choque no 24º BPM e da 207ª Companhia Tático Móvel.
Já o coronel Maurício José de Oliveira, atual corregedor-chefe da PM-MG, assumiu o posto de oficial em 1999. Ele é bacharel em Ciências Militares e Direito, com especializações em Direito Público, Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública.
Os substitutos para o Gabinete Militar do Governador e a Corregedoria serão anunciados posteriormente, de acordo com nota do governo do Estado. Ainda não há data definida para a publicação oficial das nomeações.