Se você acordar antes do sol nascer e tiver paciência, além de um binóculo, poderá capturar uma obra de arte dos cosmos. E uma foto tirada em Nova Lima conseguiu esse feito, que não foi fácil.
Batizado como C/2023 A3 e identificado como o “cometa do século”, o corpo celeste está se tornando cada vez mais visível à medida que se aproxima do Sol.
No entanto, Cristiano Xavier, nas montanhas de Minas Gerais, mais precisamente em Nova Lima, lutou para conseguir clicar o cometa mais comentado e obteve sucesso. A dificuldade, segundo Xavier em entrevista ao G1, ocorreu porque o céu estava carregado de fumaça e poeira, mas, mesmo assim, ele conseguiu registrar o cometa.
Ainda segundo Xavier, ele estudou o melhor momento para fazer a captura e realizou testes preliminares alguns dias antes do ponto em que o corpo celeste atingiria maior brilho.
“Eu acordei às 4 horas da manhã, apontei a câmera onde o GPS indicava e fiquei esperando o cometa aparecer, mas a atmosfera estava muito suja de fumaça e poeira. Quando ele finalmente surgiu, foi uma emoção capturá-lo antes do nascer do sol”, diz.