O projeto da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) para introduzir o xadrez nas escolas de Minas Gerais já está em andamento. Na próxima quarta-feira, dia 25, acontecerá o 1º Torneio de Xadrez da Escola Municipal César Rodrigues, em Nova Lima, em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Lima.
O torneio será realizado após as aulas da manhã e contará com a participação de alunos do projeto Escola Integrada, além de pais, ex-alunos e o campeão de xadrez de Nova Lima, Pedro Faria.
A Escola Municipal César Rodrigues é a segunda de Nova Lima a adotar o ensino de xadrez no projeto Escola Integrada. Segundo o professor Hélio Nonato, a iniciativa, em vigor desde o início do ano, tem beneficiado os estudantes da cidade.
“O xadrez, além de ensinar a ganhar e perder, ou empatar, ainda trabalha com matemática, português, habilidade de falar em público, autoestima. Além disso, sempre tentamos dar mimos aos alunos para valorizar o esforço”, explica.
De acordo com o professor Antônio Cabral, presidente do Conselho de Educação da ACMinas, o projeto teve início após uma visita a um torneio de xadrez em Belo Horizonte, o que inspirou a expansão do ensino da modalidade nas escolas de Minas Gerais, começando pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“O xadrez é muito importante porque é uma atividade que desenvolve o raciocínio, a lógica e a estratégia, e também ensina o saber ganhar e perder, promove os relacionamentos e é uma atividade que acalma. Crianças e adolescentes, hoje em dia, costumam estar sempre muito agitados, além de ficarem super focados no celular, que domina as mentes e não estimula. Já o xadrez é uma atividade que desenvolve a concentração mental”, explica Cabral.
Como funciona o torneio?
O torneio na Escola Municipal César Rodrigues será organizado em rodadas, com a participação de alunos, ex-alunos e pais convidados. O pareamento das disputas será definido por sorteio online. Após a primeira rodada, os vencedores, perdedores e empatados jogarão entre si.
Após quatro rodadas, a final será disputada entre os dois competidores que não perderam nenhuma partida. Os demais participantes terão seus pontos somados para o ranqueamento final.
Na Escola César Rodrigues, que participa do projeto há apenas três meses, este será o primeiro torneio. Já na Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha, também em Nova Lima, o projeto acontece durante todo o ano, com quatro torneios já realizados.