Na noite desta quinta-feira (19), Cruzeiro e Libertad-PAR fizeram a partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. A Raposa se deu melhor, venceu por 2 a 0, mesmo jogando como visitante, e abriu boa vantagem para o jogo de volta.
Os belos gols da vitória do time celeste foram marcados no primeiro tempo da partida, com Kaio Jorge abrindo o placar aos 19 minutos e Lautaro Díaz ampliando nos acréscimos da primeira etapa. A equipe paraguaia esbarrou em suas próprias limitações técnicas e não teve força ofensiva suficiente para reagir na jogo.
O jogo de volta entre Cruzeiro e Libertad será na próxima quinta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Quem se classificar vai enfrentar o vencedor do confronto entre Lanús e Independiente Medellín, que decidirão a vaga na Colômbia após um empate em 0 a 0 na Argentina.
A equipe de Fernando Seabra pode perder o jogo de volta por até um gol de diferença que, ainda assim, garante vaga nas semifinais da competição. Se for derrotado por uma diferença de dois gols, a vaga será decidida nos pênaltis. Caso vença por dois gols de vantagem, o Libertad se classifica.
Neste domingo (22), às 18h30 (de Brasília), o Cruzeiro vira a chave das competições e enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal, no Mato Grosso, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a 7ª posição.