A Justiça Eleitoral, através da juíza eleitoral Dra Maria Juliana Albergaria, determinou que o candidato a vereador pelo Republicanos, Wesley de Jesus, retire algumas postagens que teriam, nas palavras do PMN, partido que impetrou a ação, “ofendido a honra e a imagem de João Marcelo Dieguez Pereira”.
Há o entendimento por parte do partido que as peças são campanha eleitoral antecipada e de forma negativa contra o prefeito. A magistrada determinou a retirada através de tutela de urgência e sustentou que a permanência das postagens poderiam influenciar negativamente as pessoas.
“Verifica-se que o requerido imputou fatos ofensivos à honra do autor, sem a devida indicação dos elementos a embasarem as ofensas mediante impulsionamento na sua rede social Instagram”, afirmou na sentença. “A liberdade de pensamento e de expressão não é absoluta e importa necessariamente responsabilidade pelas palavras lançadas contra outrem.”
Wesley fala em censura
O candidato a vereador e braço direito de Vitor Penido, Wesley de Jesus, criticou a decisão e disse ter sido censurado por ter que retirar os posts. A justiça determinou multa diária de R$1.000 caso sejam mantidos os posts.
Contudo, Wesley fala que não vai parar: “a única forma de me parar é me prendendo”, disse.