Foto: Website J. D Vance/Reprodução

Matéria do G1

Donald Trump foi oficializado como candidato do Partido Republicano à Casa Branca nesta segunda-feira (15). A formalização do resultado das prévias do partido ocorreu durante o primeiro dia da Convenção Nacional Republicana.

Trump também anunciou a escolha de J.D. Vance para ser o vice-presidente de sua chapa à Casa Branca. James David Vance é um senador republicano pelo estado de Ohio. Vance também foi oficializado como candidato a vice durante a Convenção Republicana nesta segunda.

“Após longas deliberações e reflexões, e considerando os enormes talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do estado de Ohio”, disse Trump em post de sua rede social, Truth Social.

Vance talvez seja o mais alinhado ideologicamente com o ex-presidente e energizaria sua base. Aos 39 anos, ele adicionaria um contraste millennial aos homens mais velhos no topo das chapas de seus partidos. No entanto, Vance serviu no Senado americano por menos de dois anos. Saiba mais sobre quem é J.D. Vance abaixo.

Antes de o anunciar oficialmente, Trump disse à rede “Fox News” que Vance “será um grande vice-presidente”. Segundo a Constituição americana, o cargo de vice-presidente é limitado.

O presidente Joe Biden se pronunciou sobre Vance após o anúncio de Trump: “Sobre J.D. Vance, é o seguinte: ele fala muito sobre os trabalhadores. Mas agora, ele e Trump querem aumentar os impostos das famílias de classe média enquanto promovem mais cortes de impostos para os ricos”, disse Biden em publicação no X (antigo Twitter).

Biden é o vencedor das prévias democratas e candidato do partido até o momento, apesar da pressão que vem sofrendo para desistir da corrida e deixar um novo político assumir a candidatura democrata para a Casa Branca.

O Partido Democrata também se manifestou, chamou J.D. Vance de extremista e “ultra-MAGA”, se referindo ao slogan “Make America Great Again” (“Faça os EUA Grandes Novamente”, em português). A publicação no X (antigo Twitter) foi apagada minutos depois.

A escolha foi feita por Trump no contexto da Convenção Nacional Republicana, realizada em Milwaukee, Wisconsin. O evento está no primeiro dia nesta segunda e vai até a quinta-feira (18).

Outras duas figuras republicanas concorriam com J.D. Vance para a nomeação, o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum, e o senador Marco Rubio, da Flórida. Burgum e Rubio foram avisados mais cedo nesta segunda que não foram escolhidos, segundo fontes da Associated Press e da Reuters.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.