Nova Lima entra de vez no clima político com o início das convenções partidárias, que acontecerão entre os dias 20 de julho até 5 de agosto. Neste ano, os partidos decidirão os candidatos que concorrerão nas eleições municipais, tanto para prefeituras quanto para a Câmara de Vereadores.
O Partido dos Trabalhadores (PT) indicou duas possíveis datas para sua reunião que definirá os nomes lançados este ano: 31 de julho ou 4 de agosto. O Republicanos deve de reunir no dia 3 de agosto e ainda depende se Vitor Penido será mesmo candidato em 2024. O Partido Liberal (PL) ainda não tem uma data definida para sua convenção.
O atual prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), terá seu nome confirmado para concorrer à reeleição para prefeito de Nova Lima entre os dias 3 e 4 de agosto. Ainda não foi confirmado quem será o vice em sua chapa. O PSD do presidente da Câmara, Thiago Almeida, está agendado para 1° de agosto.
A convenção partidária é um momento crucial no calendário político, onde membros e representantes de um partido se reúnem para deliberar sobre questões fundamentais para as próximas eleições. Além da escolha dos candidatos aos cargos eletivos, são discutidos planos de atividades, aprovação de coligações, alianças políticas, entre outros assuntos. As datas podem mudar, devido a novos acordos políticos.
Veja as datas
22/07 – Agir
24/07 – Novo
25/07 – União Brasil
29/07 – Avante, Progressistas e PRTB
30/07 – PRD e Mobiliza
01/08 – PSD e PSB
02/08 – Solidariedade e Podemos
03/08 – Cidadania e PSDB
31/07 ou 04/08 – PT
03/08 – Republicanos
Sem Data – PL