A cidade de Nova Lima conseguiu municipalizar a MG-437, que liga Nova Lima a Sabará, e está aguardando a licitação por parte da Secretaria de Obras do município para iniciar e finalizar as intervenções na região. De acordo com fontes da gestão João Marcelo (Cidadania), a licitação já está avançada.
O Sempre Nova Lima ainda conseguiu apurar que existe um convênio entre as duas prefeituras (Nova Lima e Sabará), além de uma autorização entre as duas Câmaras de Vereadores, para que os nova-limenses assumam integralmente a totalidade da construção.
Em solo nova-limense são aproximadamente 8,6 km e em solo sabaraense são 4 km de extensão. A fonte afirma que há uma grande “possibilidade de a licitação ser publicada já em julho”, antes do período eleitoral de 2024. Ainda não se sabe o investimento que será feito pela prefeitura.
A MG-437 está sob promessa de obras há dez anos, desde quando o ex-governador Antônio Anastasia esteve em Nova Lima e assinou uma ordem de início das obras. No entanto, por falta de verba, as intervenções não saíram do papel. Durante o governo Romeu Zema (Novo), em 2023, foram anunciadas novas ações no local, em conjunto com as duas prefeituras. Mas a obra iniciou e foi paralisada. A ideia, portanto, era repassar o trecho para Nova Lima, que possui recursos para finalizá-la.