Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, ocorreu a solenidade de inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e Posto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na Câmara Municipal de Nova Lima.
O espaço, que fica na sede do Legislativo, é inteiramente dedicado à população, e contará com os seguintes serviços:
- serviços administrativos de auxílio para emissão de vias de contas e outros documentos;
- posto para emissão de RG – Polícia Civil;
- atendimento psicológico às vítimas de violência;
- consultoria jurídica gratuita;
- internet popular;
- mutirão mensal de empregos.
Thiago Almeida, vereador e presidente da Câmara de Nova Lima, destacou a importância da parceria com a Polícia Civil e da presença do Posto de Identificação na Câmara.
“Ter a parceria é muito importante. É importante porque o cidadão entende que as instituições, mesmo sendo independentes, podem caminhar juntas para prestar um serviço melhor para a população que tanto anseia”, afirmou.
Com o Posto de Identificação, será possível emitir carteiras de identidade para a população com capacidade dobrada. No antigo posto, que funcionava com o auxílio da prefeitura, eram atendidas cerca de 15 a 20 pessoas por dia. Com o novo equipamento, a capacidade passa para cerca de 30 a 40 pessoas por dia.
Além disso, o novo equipamento permitirá o atendimento domiciliar de pessoas com dificuldades de locomoção devido a comorbidades, demonstrando um avanço na humanização dos serviços.
“A instalação deste Posto de Identificação significa dobrar a capacidade de emissão de carteiras de identidade no município. Além disso, estamos recebendo em doação da Câmara Municipal, um scanner que irá permitir emitir carteiras de identidade para crianças, pessoas com dificuldades de locomoção e acamados, público que anteriormente não era atendido aqui em Nova Lima”, disse a Delegada Karina Resende Vorcaro, titular da delegacia de Polícia Civil de Nova Lima.
O Delegado Geral Helton Cota Lopes, chefe do 3º Departamento de Polícia Civil de Vespasiano, explica a importância de se ter o documento de identidade. “É no posto de identificação, por meio de um simples documento, a carteira de identidade, que a pessoa se torna cidadã. O documento de identidade é um meio hábil para aquela pessoa poder exercer seus direitos e garantias fundamentais, previstos na Constituição,” afirmou Lopes.
Ótima notícia,tem algum contato para conseguir mais informações?
Tipo horário de atendimento,documentos necessários,valores, etc…..