Fernando Frazão/Agência Brasil

MATÉRIA DO G1

A campanha de vacinação infantil contra poliomielite foi prorrogada em todo o estado de Minas Gerais.

Agora, pais e responsáveis de crianças com idade entre dois meses a quatro ano têm até o dia 30 de junho para procurarem o posto de saúde mais próximo. Em BH, a lista das unidades está disponível no site da prefeitura.

Para menores de 1 ano são três doses da vacina, aos dois, quatro e seis meses de vida. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina. Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas.

O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e se multiplica no intestino. O principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal, o que torna a imunização uma das medidas mais importantes de prevenção.

Desde o início da campanha, foram vacinadas cerca de 25 mil crianças menores de 5 anos. A meta do Ministério da Saúde é de 95% de cobertura vacinal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.