A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou quatro casos de febre oropouche no estado neste mês. As confirmações foram realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Dos casos identificados, dois estão em Ipatinga, um em Gonzaga e um em Congonhas. Os pacientes estão sendo monitorados e apresentam sintomas controlados.
A pasta também afirmou que, até 2023, não havia registros de casos ou mortes por febre oropouche em Minas Gerais. Agora, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais está monitorando a evolução dos casos e conduzindo a investigação epidemiológica.
Segundo a última atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), publicada em 9 de maio de 2024, foram confirmados casos da doença em quatro países da América do Sul: Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru.
O informe do Centro de Operação de Emergências (COE) Dengue e outras Arboviroses, atualizado em 21 de maio deste ano, revelou que foram identificadas 5.530 amostras com resultados detectáveis para o vírus no Brasil em 2024. Destas, 91,4% estão concentradas na região amazônica, com a maioria dos casos tendo como local provável de infecção os estados do Norte do país.