Um cão da raça Pitbull está solto e andando livremente na rua Dom João VI, entre os bairros Cabeceiras e Xurupita, em Nova Lima, na região metropolitana. A situação motivou uma pessoa a denunciar ao Jornal Sempre Nova Lima.
De acordo com a denúncia, o cão fica no local com outros dois cachorros em frente a uma casa. Ele não está preso às correntes e, também, não está usando fucinheira, o que causa mais perigo. O animal já teria atacado crianças e outras pessoas que passam pelo local.
Há legislação que impede que animais perigosos fiquem em via pública sem seu tutor ou sob a responsabilidade de pessoas inexperientes. Além disso, a raça Pitbull precisa utilizar fucinheira para evitar que este ataque pessoas e outros animais. Além desta raça, Mastim Napolitano, American Pit Bull Terrier, American Bully, Fila Brasileiro, Doberman e Rottweiler, são outros cães que precisam utilizar fucinheira.
O Sempre questionou a Prefeitura de Nova Lima sobre o caso, já que o homem afirma que acionou por várias vezes a Polícia Militar e também a prefeitura. De acordo com o município, “houve uma visita ai local às 09h30 e não encontraram o cão”. A nota ainda informa que “vale ressaltar que, em situações como essa, a pessoa deve acionar as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros) para que sejam tomadas as medidas cabíveis diante a lei.”
A prefeitura ainda argumenta “trabalha em parceria com as forças de segurança, e quando acionado para esse tipo de resgate se coloca à disposição para resolução dos problemas, incluindo castração, microchipagem e cuidados do bem-estar dos pets, buscando a melhor solução para uma destinação ética e responsável, tendo em vista que, para além de cuidados com a comunidade, é necessário cuidar no conceito de saúde única, lembrando que a dignidade dos animais é hoje uma premissa fundamental para entendermos que eles [os animais] são seres sencientes e que têm seus direitos reconhecidos por meio da constituição e também de legislação específica.”