Na manhã de segunda-feira, dia 27, dois homens armados em uma moto foram flagrados rondando o estacionamento da Escola Estadual João Felipe da Rocha, o Polivalente, em Nova Lima. Um deles se tratava de um ex-aluno da escola.
A escola divulgou uma nota de esclarecimento à comunidade em suas redes sociais, informando que recentemente realizou um investimento significativo em segurança. Pela primeira vez em sua história, a instituição recebeu um aporte financeiro que permitiu a instalação de 64 câmeras de segurança em pontos estratégicos de suas instalações.
Além disso, foram instalados mais de 18 sensores de segurança em áreas-chave da escola, que contribuem para uma detecção rápida e eficaz de qualquer atividade suspeita, permitindo uma resposta imediata por parte da equipe de segurança. A escola também conta com o suporte de uma empresa de segurança especializada, que realiza vigilância 24 horas por dia em suas instalações.
Em relação ao ocorrido de segunda-feira, a instituição afirma que, “embora tenha ocorrido essa entrada não autorizada, não houve tiroteio ou qualquer outra situação que colocasse a comunidade em risco. A situação foi prontamente controlada pela equipe de segurança da escola, em cooperação com as autoridades competentes”.
Uma nova medida adotada é a implementação de um sistema de porteiro eletrônico. “A partir de agora, o acesso às dependências internas e ao estacionamento será restrito exclusivamente a servidores autorizados. Isso garantirá um controle mais rigoroso sobre quem entra e sai de nossas instalações, promovendo um ambiente ainda mais seguro para todos”, afirma em nota.
Os dois envolvidos foram identificados, presos em flagrante e levados à delegacia. Durante a abordagem, um dos homens admitiu ter uma arma em casa. Os policiais foram até o endereço indicado, onde encontraram um revólver calibre 32 e um simulacro de arma de fogo.