Vitor Penido, ex-prefeito de Nova Lima por seis mandatos, ex-deputado federal e ex-deputado estadual, conversou com os jornalistas Thalita Marinho e Guilherme Ibraim sobre sua trajetória política e os desafios atuais de Nova Lima no Café com Política da FM O TEMPO 91,7. Penido, pré-candidato a prefeito pelo PL, terá como principal adversário João Marcelo (Cidadania), atual prefeito da cidade e Jobert Jobão (PT).
O político veterano, de 82 anos, busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL), considerando-o um fenômeno. Tanto que se aproximou da mãe do deputado, Ruth Ferreira, que é funcionária concursada da prefeitura de Nova Lima há 12 anos. Vitor quer Ruth participando de um eventual sétimo mandato à frente da Prefeitura.
“Primeiro, eu tenho deixado bem claro que a cidade tem que ser administrada por pessoas, como no caso do prefeito da cidade, nascidas e criadas em Nova Lima, que tem um conhecimento maior da cidade. Eu não sabia que a dona Ruth era funcionária há mais de 12 anos. Ela é uma senhora, uma mãe que é uma mãe exemplar e já faz um podcast nosso sobre este assunto. Ela conta a história da vida dela. É uma mulher que nasceu e foi criada num desses aglomerados. Então, é uma pessoa que serve de exemplo para qualquer. Tem um filho. E sem dúvida nenhuma, hoje é um dos deputados mais comentados no Brasil”, disse Penido, que continuou:
“Em todo lugar que o Nikolas vai está chamando a atenção da juventude e eu tenho tido informações de que agora o partido quer levá-lo para todos os estados brasileiros para ele poder fazer campanha para o PL. Mas, indiferentemente de ser mãe do Nikolas, o principal dela é justamente ela ser funcionária da prefeitura, com 12 anos de experiência. Ela passa para a gente uma seriedade, um respeito e uma transparência. Eu sempre trabalhei com pessoas da minha cidade, com pessoas que a gente pode confiar e que podem agregar muito no trabalho. Ainda mais ela com a experiência. Com certeza, pra Nova Lima vai ser muito importante. Sendo mãe do Nikolas, soma muito numa candidatura. Isso é indiscutível, porque Nikolas hoje é singular, é um nome que é respeitado. Basta dizer que é o mais votado da história de Minas Gerais. Não é fácil. Então eu acho melhor você contar com a pessoa dessa do seu lado”, afirmou Penido.
O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo aguardado em Belo Horizonte e Contagem nos próximos dias para o lançamento das pré-candidaturas de Bruno Engler e Cabo Júnio Amaral. Penido afirma que conta com o apoio de Bolsonaro, apesar de não se considerar um político de extrema-direita.
“Claro. Eu não sou de extrema direita. Isso é um erro que comete a mídia de um modo geral. Falar extrema direita. Não é extrema direita. Eu sou uma pessoa que defende tudo isso que Bolsonaro pregou. Que família e pátria. Isso é muito importante, este respeito, vamos dizer assim. Então quem é que não gostaria de ter um Bolsonaro ao seu lado?”.