Na madrugada desta sexta-feira, dia 10, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu cinco homens e apreendeu uma carreta e um carro em Nova Lima, envolvidos na extração ilegal de bens minerais da União.
A ação ocorreu no km 554 da BR-040. Os policiais abordaram uma carreta com suspeita de lavra ilegal de minério. A carreta saia uma área conhecida por relatos de furto de minério, durante a madrugada, próximo do bairro Água Limpa, no Km 570.
De acordo com informações da PRF, o condutor se identificou, no entanto não portava nenhum documento e não possuía nota fiscal da carga. O motorista informou que o irmão estava no bairro Água Limpa, em um carro, e ele teria a nota fiscal.
Neste instante, um homem chegou ao local da abordagem e disse que estava dormindo no seu caminhão, sendo abordado por três pessoas que estavam em um Gol. Os ocupantes pediram para ele pegar um caminhão que havia sido abordado na barreira da PRF, pois o condutor não tinha habilitação. O veículo Gol foi abordado pela equipe da PRF e estava com 3 homens em seu interior, todos sem documentação.
Durante a fiscalização na carreta, foram descobertos um envelope de plástico contendo maconha e um rádio de comunicação. O reboque estava com uma carga de terra típica de região de minério, sem apresentação de Nota Fiscal ou identificação de origem. Além disso, o veículo estava com o licenciamento vencido e outras irregularidades.
Como resultado, os veículos foram retidos no Posto da PRF em Nova Lima (MG), e os cinco homens foram presos em flagrante por executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização.