Nova Lima atingiu um marco importante na educação, alcançando a maior taxa de alfabetização entre os municípios do estado, com 97,95%, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número coloca a cidade mais de 3 pontos percentuais acima da média estadual e à frente da capital, Belo Horizonte, que registrou 97,78%.
Nos últimos anos, a prefeitura investiu na infraestrutura escolar, inaugurou 11 novas creches, ofereceu formação contínua e premiações para servidores, valorizando projetos dos educadores da rede que estão inovando dentro das escolas municipais. Além disso, entregou kits completos de materiais e uniformes escolares anualmente e introduziu projetos de escola bilíngue e baby gym.
De acordo com o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), R$ 250 milhões são investidos em Educação na cidade, que arrecada R$ 1 bilhão.
“Nova Lima tem uma arrecadação privilegiada, quando comparada com outros municípios, e isso permite que a gente realize esses investimentos”, afirma, citando ainda o investimento na formação bilíngue.
“O contraturno bilíngue hoje já faz parte de quinze unidades escolares. Esses alunos não têm só aula de inglês, mas passa a ter todas as atividades do contraturno ministradas em inglês”.