Foto: CraigRJD/iStock

MATÉRIA DO G1

Um morcego contaminado com o vírus da raiva foi encontrado no bairro Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, são 11 casos de morcegos positivos para a doença.

Segundo a pasta, após a identificação do animal contaminado, foi iniciada uma “ação de bloqueio vacinal de animais domésticos (cães e gatos) num raio de 300 metros” — ação que recomendada para evitar que haja a transmissão da doença para outros bichos.

“A Secretaria Municipal de Saúde mantém a circulação do vírus da raiva sob vigilância contínua. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são responsáveis por repassar orientações para a população quanto às medidas de prevenção da raiva dentro da área delimitada para a ação”, disse.

Alerta

As equipes de saúde alertam que, em caso de animais suspeitos da doença, principalmente morcegos caídos e com comportamento atípico, a população não deve manipular ou descartar o animal.

  • É necessário acionar imediatamente o serviço de Zoonoses do município para recolhimento adequado
  • Mantenha os animais domésticos, como cães e gatos, vacinados contra a doença. A imunização é gratuita e anual.

Casos de raiva

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), onze casos de morcegos com raiva foram registrados em Belo Horizonte, um em Contagem e um em Montes Claros.

Até o momento, não foram notificados casos de raiva humana neste ano.

Em 2022, quatro casos de raiva humana, envolvendo crianças indígenas da etnia Maxakali, na zona rural do município de Bertópolis foram registrados. Em 2023, um caso humano foi confirmado, no município de Mantena, de um produtor rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.