MATÉRIA DO G1
A conta de luz vai ficar 6,70% mais cara para clientes residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O reajuste foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21) e começa a valer a partir do dia 28 de maio.
Segundo a companhia, o consumidor só vai sentir a mudança total no bolso a partir da fatura de junho, com vencimento em julho de 2024. Ou seja, até lá, os clientes pagarão o consumo ocorrido antes de 28 de maio ainda conforme a tarifa antiga, e a outra parcela, já com o novo valor.
Fatura da Cemig — Foto: Cemig/Divulgação
O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?
💡A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício que consiste em descontos na tarifa de energia da conta de luz.
Quem tem direito?
💡Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
💡Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
💡Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos que tenha portador de doença ou pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento demande consumo de energia elétrica.