Foto: Divulgação/AngloGold Ashanti

PUBLICIDADE

A mineradora AngloGold Ashanti, que está prestes a completar 190 anos no Brasil, está introduzindo uma nova jornada de trabalho: desde segunda-feira, dia 22, a companhia começou a testar a escala de trabalho 4×3, ou seja, com os funcionários da área administrativa trabalhando quatro dias e descansando três.

Felipe Fagundes, vice-presidente de Recursos Humanos da AGA, afirma que aproximadamente 500 funcionários do escritório em Nova Lima participarão do piloto de trabalho de quatro dias. “Vimos que temos condições de combinar a tradição com a vanguarda. Até porque, se olharmos ao longo da história da empresa, apostamos em inovação em vários aspectos que nos ajudaram a chegar até aqui”, diz.

Segundo Fagundes, o principal objetivo da mineradora ao adotar o projeto 4×3 é se preparar e amadurecer a empresa para uma experiência que acreditam ser parte do futuro do trabalho.

PUBLICIDADE

“Não vamos tirar benefícios, nem tão pouco diminuir os salários, além disso, vamos manter o regime híbrido para os 4 dias de trabalho, sendo dois dias no presencial e dois dias de home office”.

Para garantir que a equipe estivesse mais preparada para esta fase de teste, Fagundes menciona a implementação de algumas iniciativas, como a eliminação de reuniões às sextas-feiras e a sugestão para que um dos três dias de home office fosse realizado nesse último dia da semana.

E o operacional?

Apesar de começar a flexibilização da jornada de trabalho pelo setor administrativo, o VP de RH, responsável pelas operações no Brasil e na Argentina, planeja implementar opções de escala de trabalho também para os funcionários operacionais, que representam a maioria da companhia. Hoje, são 1.200 empregados na Argentina e 3.800 no Brasil, dos quais apenas 500 estão no setor administrativo no Brasil.

“Existe um desejo de quebrar esse paradigma de trabalho para a operação, por isso já estamos testando, por exemplo, a escala 4×4 para o operacional, em que trabalham 12 horas por 4 dias e folgam 4 dias. Estamos tendo retornos positivos com essa escala, entre as diversas combinações que temos para essa área que precisa rodar 24 horas”.

Desafios do RH

Segundo Fagundes, entre os principais receios do RH com a nova escala, estão dois pontos que chamam a atenção da equipe: o primeiro é manter ou melhorar o nível de qualidade das entregas e o segundo é o impacto na vida dos funcionários ao trabalhar 1h30 a mais por dia de segunda a quinta-feira.

“Manteremos uma escuta ativa semanal para entender se essa escala fará sentido para o nosso time e para os nossos negócios”, diz. “Em empresas de tecnologia já vimos que é mais comum essa flexibilidade na gestão de trabalho, mas agora queremos trazer uma contribuição para o ramo industrial”.

Quando a escala será implementada?

O piloto 4×3 da mineradora durará dois meses, concluindo no final de junho, sem a ajuda de empresas terceirizadas. Se os resultados forem positivos, a implementação da escala de 4 dias de trabalho para o administrativo já tem previsão de início.

“Vamos precisar nos organizar em termos de gestão de horas, porque dependendo será necessário até desenvolver um sistema. Mas dando tudo certo no piloto, a implantação deverá acontecer ainda no segundo semestre, entre agosto ou setembro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.