O ex-prefeito de Nova Lima, Carlinhos Rodrigues, anunciou que o Partido dos Trabalhadores, o PT, legenda do presidente Lula, cancelou sua plenária (reunião do partido) neste sábado, dia 30.
A baixa adesão ao movimento é o principal motivo. Isso pode se dar devido ao feriadão desta semana, iniciado nesta sexta-feira, dia 29.
No entanto, o PT tem enfrentado problemas internos há algum tempo. Recentemente, mulheres se desfiliaram do partido para protestar contra a filiação da vereadora Juliana Sales que veio do Cidadania. O problema é que a filiação aconteceu por cima, ou seja, com grandes quadros do partido em Brasília.
Erro: Informamos que a filiação ocorreu por cima das vias municipais. Mas apenas a articulação ocorreu nas esferas superiores.
Atualização: A vereadora Juliana Sales contesta a informação e diz que é “mentira” a informação de que ela filiou no partido a partir de cima e não pelos representantes municipais.
Também recentemente, o partido decidiu que Jobert Jobão será o representante da legenda nas eleições deste ano e enfrentará, possivelmente, João Marcelo (Cidadania) e Vitor Penido (PL), tendo Carlinhos como puxador de votos. O problema é que a candidatura de Jobão enfrenta o desconhecimento dos eleitores.
Isso pode afastar a militância dos debates internos e requer do pré-candidato um poder de mobilização maior, a fim de deixar o partido unido em prol de uma situação eleitoral mais adequada à história do PT.