O cenário eleitoral para 2024 está ainda em construção. Chegando ao final de fevereiro, os atores políticos começam a raciocinar para qual partido poderão ir, a fim de garantir uma estratégia melhor para se eleger. Este é o caso da disputa por uma cadeira na Câmara.
Para prefeito, no entanto, as trocas de partido são menos intensas e com isso o cenário começa a se desenrolar um pouco. E com Carlinhos Rodrigues (PT) tendo a grande possibilidade de não concorrer, a disputa deve ficar polarizada entre João Marcelo (Cidadania) e Vitor Penido (PL).
Somado a isso, o PT também não tem candidato certo apontado, para aproveitar para iniciar uma pré-campanha. O partido volta a ficar fragmentado e sem Carlinhos, não há nome de consenso.
Esta seria a primeira vez que o prefeito enfrentaria o seu ex-colega de governo. Penido comandou Nova Lima entre 2016 e 2020 quando JM era vice. Neste momento, algumas pesquisas de opinião colocam o prefeito como favorito para o pleito.
Por outro lado, uma pessoa envolta nos bastidores políticos e que não quer se identificar, disse que há a leitura de que Penido precisa colar a sua imagem em Jair Bolsonaro (PL), para que consiga ser mais competitivo contra JM no curto prazo. Mas, com Bolsonaro enfrentando problemas com a justiça, pode ser que Penido não se aproxime tanto assim.
Já João mostrou força ao fazer um ato com 14 partidos. Neste mesmo ato, as legendas lançaram um manifesto sobre a reeleição do jovem político nova-limense. JM tem conseguido projeção nacional e foi até mesmo no Senado Federal apresentar um projeto para enfrentamento da pobreza.
Ao passar dias, semanas e meses, vamos entendendo aos poucos cada movimento e como cada ator político vai se posicionando. Mas é bem possível que os principais adversários deste pleito serão João Marcelo e Vitor Penido.