O bloco “Na Contramão”, de Nova Lima, desfilará no dia 12, arrecadando alimentos e leite para ações solidárias. O movimento, que arrecadou mais de 53 toneladas de alimentos não perecíveis e 25 mil litros de leite em 12 edições anteriores, chega à edição 2024 mantendo seu foco na solidariedade.
Os participantes devem doar dois quilos de alimentos não perecíveis e um litro de leite para receber seu abadá. As doações serão destinadas a famílias em vulnerabilidade social e ao Instituto Mário Penna, referência no tratamento de câncer em Minas Gerais.
Para pegar o abadá, é só chegar no local da concentração, localizado na rua Augusto de Lima, 42, Centro (próximo à prefeitura), no dia do desfile, a partir das 9h. O desfile acontecerá na segunda-feira, dia 12, a partir das 14h.
Téo Garzon, idealizador e presidente do projeto, expressa grande expectativa em levar o bloco às ruas. “Esperamos o ano todo para fazer nossa folia solidária, e como sempre aproveitamos e deixamos o recado que somos na contramão do preconceito, da homofobia, racismo, intolerância religiosa e da violência. Além de cumprir com o principal objetivo do bloco, que é oferecer ajuda a quem mais precisa. A nossa expectativa é gigantesca! Tenho certeza absoluta de que não faltará festa, diversão e, claro, solidariedade!”, conta.
História
A ideia do bloco “Na Contramão” surgiu em outubro de 2010, quando um grupo de amigos questionou o porquê de todos os blocos de Nova Lima descerem em direção à praça Bernardino de Lima, no Centro. Sem obter respostas, decidiram então criar o “Na Contramão”, que subiria as ladeiras da cidade no sentido contrário, combinando diversão e solidariedade ao trocar abadás por alimentos.
Programação
9h – Troca dos abadás – rua Augusto de Lima, 42, Centro (próximo à prefeitura)
14h – Concentração – rua Augusto de Lima, 42, Centro (próximo à prefeitura)
16h – Saída do Bloco
18h – Show com banda Levada Boa