O Bicame, destaque entre os pontos turísticos de Nova Lima, está em processo de reforma. Localizado na Rua Domingos Rodrigues, bairro Olaria, o aqueduto está sendo restaurado e realinhado devido a uma pequena inclinação em seu eixo original.
Durante as obras, serão realizadas a limpeza do entorno, substituição e preservação das peças de madeira, remoção de pinturas deterioradas, tratamento dos elementos metálicos, preenchimentos com resinas, serragem de madeira e aplicação de pintura nova.
O projeto da Appa – Arte e Cultura, em parceria com Engecop e Construpower, para a reforma do Bicame, precisou da aprovação do Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, por se tratar de um patrimônio tombado da cidade. A obra, com duração estimada de nove meses, será financiada com um investimento de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,6 milhões da AngloGold Ashanti, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Patrimônio conhecido por todo o município
Construído em 1890 pela Saint John Del Rey Mining Company, o aqueduto é uma estrutura de madeira com um canal de metal, que transportava água do Rego Grande até a Mina de Morro Velho para lavagem de minério de ouro. Com 200 metros de extensão, o aqueduto exibe traços da arquitetura inglesa e é reconhecido como patrimônio tombado pelo município, tornando-se um símbolo representativo da cidade.