Um preso da unidade prisional de Nova Lima faleceu na segunda-feira, dia 4, de acordo com a confirmação por parte da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Valter, de 45 anos, foi encontrado caído numa cela, quando detentos acionaram os policiais penais para ajudá-lo.
Foi aí que os primeiros socorros foram empreendidos por enfermeiros da unidade. O Samu foi chamado e aí o óbito foi confirmado. De acordo com a Sejusp, não é “possível identificar a causa da morte” e que “processos formais estão em andamento para apurar o fato”.
O que se sabe
Até este momento sabemos que que entre os dias 29/11 e 01/12, o detento queixou-se de mal estar e foi levado ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes quando foi medicado e liberado.
Ele retornou à unidade prisional e recebeu atendimento psiquiátrico, mas acabou retornando à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Nova Lima, aonde foi novamente medicado, liberado e encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Já no CAPS, Valter foi levado para a UPA novamente com febre e instabilidade hemodinâmica. Foi medicado e liberado novamente.
A Sejusp rechaçou que os presos estejam em greve de fome, conforme foi aventado em algumas publicações. Rechaçou também problemas no fornecimento de alimentos para a unidade prisional. O Jornal Sempre Nova Lima vai pedir informações ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes e à Prefeitura de Nova Lima quanto aos atendimentos prestados ao homem.