A imprensa estadual começou a jogar seus holofotes para Thiago Almeida (PT), atual presidente da Câmara Municipal. Nesta semana, o blog do Luiz Tito, no Jornal O Tempo, destacou os ganhos de eficiência e cortes de gastos na gestão de Almeida no legislativo nova-limense. As Câmaras no país sempre foram reconhecidas por gastarem muito, mas isso é algo que mudou repentinamente com a atual gestão, pelo menos em Nova Lima.
“Conversa recorrente nos meios políticos de Nova Lima e já se revelando uma grata surpresa para a população do município, o vereador Thiago Almeida, em seu primeiro mandato, é, sem dúvida, a boa novidade política na cidade. Eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal, Thiago Almeida implementou ações históricas no legislativo”, afirmou Luiz Tito em sua coluna. Ele ainda fala sobre os cortes de gastos:
“Em uma reforma administrativa, aprovada em junho deste ano, extinguiu a verba indenizatória para os gabinetes, reduziu em 23% o número de cargos comissionados e o salário dos servidores de livre contratação. Apenas esta iniciativa irá gerar uma economia de mais de R$ 3 milhões para os cofres públicos até o fim de 2024. Além da modernização da Câmara, outra característica que tem chamado a atenção da cidade é a sua capacidade de articulação para manter unidos os vereadores da cidade, o que tem sido gratificante para o prefeito João Marcelo.”
Muito se fala que Almeida é um dos principais nomes para 2024. Muito se fala da possibilidade dele formar uma chapa com o atual prefeito, João Marcelo (Cidadania), como vice-prefeito. Mas o que é fato mesmo, é que Thiaguinho tem se tornado um político habilidoso e conseguiu aglutinar a Câmara Municipal no protagonismo da cidade. Nova Lima não avançaria em muitos temas, sem a harmonia entre os poderes. Na visão de um interlocutor que está próximo da Câmara e da Prefeitura, esta harmonia é patrocinada pelo presidente.