Nesta quinta-feira, dia 7, a Copasa inaugurou as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Nova Lima, investindo mais de R$ 17,2 milhões no incremento da capacidade instalada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Vale do Sereno.
A capacidade da ETE foi aumentada de 25 l/s para 75 l/s, beneficiando mais de 21 mil moradores da região. A tecnologia inédita na Copasa envolveu a implantação de tanques em aço inoxidável construídos pelo processo de dobra dupla.
A solenidade contou com a presença do presidente da Copasa, Guilherme Duarte, e do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, além de membros da diretoria da companhia, equipes técnicas e secretários municipais.
A nova estrutura da Copasa destaca-se pela tecnologia inovadora, incluindo a primeira ponte raspadora do decantador em aço inoxidável e equipamentos para operação totalmente automatizada. O processo de tratamento é realizado por meio de lodos ativados.
Além disso, a nova estrutura da ETE contribuirá para a realização do tratamento de esgoto com mais eficiência, reduzindo o impacto ambiental e minimizando o mau-cheiro característico associado a esse tipo de estrutura nas proximidades da estação de tratamento