Após disputa com número recorde de participantes, o professor de inglês Jardel Ferreira Pedrosa, da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, foi eleito como Professor do Ano 2023, pelo portal de conteúdos educacionais Toda Matéria.
O professor da rede estadual foi selecionado entre 2.851 indicações de todo o país.
A iniciativa reconhece e incentiva professores brasileiros e avalia a relevância do trabalho desenvolvido para a educação e o impacto das ações do projeto nos alunos e na interação com a comunidade escolar.
Para conquistar a segunda edição do prêmio, Jardel se destacou com projeto que implantou há mais de duas décadas em escolas públicas onde leciona, onde ele agrega dança, artes plásticas, educação física e outras disciplinas ao ensino do inglês.
Por estar há tantos anos desenvolvendo a iniciativa, o professor hoje leciona para a segunda geração de alunos, ou seja, filhos de ex-alunos.
“Estou muito feliz pelo prémio, que dedico aos estudantes envolvidos. Sem eles, não seria possível desenvolver esse projeto. Nosso trabalho é coletivo, respeitando a individualidade de cada um e as diversas formas do uso da língua inglesa. Normalmente, eles começam o projeto de forma desconectada e no fim do ciclo estão altamente envolvidos. Isso é fantástico”, conta o professor, emocionado.
Só na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa ele desenvolve esse projeto há 13 anos.
Projeto multidisciplinar
O Clip Project – como é chamada a iniciativa idealizada por Jardel, já atendeu mais de 17 mil alunos.
O objetivo é promover a interdisciplinaridade entre a Língua Inglesa, Artes e Educação Física como um atrativo para os alunos.
“Funciona como uma verdadeira ponte entre a criatividade individual, coletiva e a construção de uma sociedade de fato inclusiva, plural, responsável com a preservação ambiental e promotora de uma convivência de respeito às diferenças”, acrescenta o Professor do Ano 2023.
Temáticas
Em cada edição é escolhida uma temática.
Para 2023, as atividades foram inspiradas nos filmes do cineasta norte-americano Tim Burton.
“Para montar os videoclipes, ao longo dos quatro meses do projeto, os estudantes desenvolveram muito mais do que a prática e a familiaridade com o idioma estrangeiro. Eles partilharam experiências que vão levar para a vida toda e para o cotidiano de sua inserção social e interações”, explica Jardel.
Neste ano, mais de 2 mil pessoas prestigiaram a mostra dos trabalhos produzidos na escola de Betim.
“É muito gratificante ver a empolgação no rosto dos jovens, com a expectativa de mostrar seus talentos para a família e para a comunidade”, conta.
O vencedor deste ano, além do certificado do Prêmio Toda Matéria, recebe ainda um computador portátil, um smartphone, um kit de materiais da Faber-Castell, um kit especial da Estante Virtual e um vale-viagem no valor de R$ 5 mil.
O apoio das marcas Faber-Castell e Estante Virtual à iniciativa de valorização dos professores brasileiros foi também um diferencial da edição 2023 do prêmio.
Sobre o Toda Matéria
Criado em 2011 pela empresa de mídia digital 7Graus, o site Toda Matéria tem o intuito de auxiliar estudantes, professores e pesquisadores no processo de aprendizagem e ensino, proporcionando informações fidedignas sobre temas variados.
A missão do Toda Matéria é oferecer conteúdo gratuito e de qualidade com foco na experiência dos usuários.
O portal é elaborado por uma equipe de professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam, revisam e atualizam os conteúdos permanentemente.