A Prefeitura de Nova Lima anunciou para esta quinta-feira, dia 26, a inauguração da Escola Municipal de Programação e Robótica Industrial. A gestão de Abner Henrique, secretário de Desenvolvimento Econômico, tem dito que a ação é inédita no Brasil.
“É uma oportunidade única de capacitação para os nova-limenses, com um curso robusto, planejado com a expertise de instituições reconhecidas, e que vai formar profissionais altamente especializados, prontos para liderar o mercado de trabalho”, disse a PMNL.
“Termos como Internet das coisas, inteligência artificial e Big Data são cada vez mais familiares. A Indústria 5.0 é uma revolução em curso, onde máquinas inteligentes e robôs desempenham papéis cruciais nas linhas de produção e em ambientes comerciais avançados. Nova Lima se coloca na vanguarda dessa transformação. A escola vai preparar nossos cidadãos com as habilidades necessárias para se destacar nesse novo mundo”, completou a administração municipal.
Os cursos foram desenhados com trilhas de formação, e abrangem um período de até dois anos e meio, equivalente a uma qualificação profissional técnica ou pós-técnica. Os alunos se tornarão profissionais altamente especializados. As trilhas de aprendizagem são flexíveis, permitindo que os alunos escolham módulos específicos de acordo com suas paixões e objetivos.
A oferta inicial inclui um total de 1500 vagas para formação em robótica industrial e 1100 vagas para formação em programação. A Prefeitura investiu mais de 6 milhões de reais para criar instalações de última geração, incluindo duas salas robotizadas equipadas com tecnologia de ponta, bem como duas salas de aula com computadores de última geração.